Introdução ao Estudo do Oboé (Resumo)

Esclarecimentos
É importante citar antes de mais nada que os objetivos deste trabalho não são comerciais, mas sim, de esclarecer as principais dúvidas sobre o oboé, elucidar e motivar os interessado(a)s ao início do aprendizado do instrumento, sem restrições ou quaisquer discriminações.


Como tudo começou
A partir das dificuldades que enfrentei, falta de informação, falta de instrutor, portas fechadas, e outros combatimentos: Deus me deu coragem e luz. Iniciei a pesquisar a internet, questionar os oboístas que encontrava para extrair as informações desejadas, etc.


Usando a internet levantei muitas informações, traduzi inúmeros textos, efetuei mais de 10 Gigabytes de download, filtrando o que era relevante e proveitoso. Tudo isto teve início em março de 2007.

Esta versão do documento possui um layout limpo e organizado, dividido em capítulos procurei organizar os assuntos da melhor forma, e por isto atribuo a ajuda de Deus para este guia de introdução do estudo do oboé ter sido finalizado (na versão de resumo).


Assuntos abordados no documento: Introdução, O Oboé, Curiosidades, A Origem do Oboé, Família do Oboé, Fabricantes, Como Comprar, Primeiros Conceitos, A Palheta-dupla, A Embocadura, Digitação do Oboé, Referências na Internet, Posso ajudar?


INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. Introdução ao Estudo do Oboé Introdução, O Oboé, Curiosidades, A Origem do Oboé, Família do Oboé, Fabricantes, Como Comprar, Primeiros Conceitos, A Palheta-dupla, A Embocadura, Digitação do Oboé, Referências na Internet, Posso ajudar? AGRADEÇO A DEUS POR ME PERMITIR TODOS OS DIAS LOUVAR O SEU NOME COM O MEU INSTRUMENTO, E POR ESTAR ATENTO E DESEJOSO PARA COMPARTILHAR SEM RESTRIÇÃO AS INFORMAÇÕES A TODOS OS NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS EM CRISTO QUE DESEJAM APRENDER OBOÉ. COMPARTILHE COM SABEDORIA. DEUS ABENÇOE. Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _11 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. ÍNDICE INTRODUÇÃO O OBOÉ CURIOSIDADES A ORIGEM DO OBOÉ FAMÍLIA DO OBOÉ FABRICANTES COMO COMPRAR PRIMEIROS CONCEITOS A PALHETA DUPLA A EMBOCADURA DIGITAÇÃO DO OBOÉ REFERÊNCIAS NA INTERNET POSSO AJUDAR? Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _21 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. INTRODUÇÃO Você vai descobrir o oboé e aprender a tocar e aperfeiçoar a técnica! O objetivo deste documento é divulgar e esclarecer os tópicos mais importantes sobre o instrumento, motivando o candidato, afim de permitir uma tomada de decisão aos nossos irmãos em Cristo da Congregação Cristã no Brasil. Lembre-se: antes de iniciar na escolinha comunique-se com encarregado local e seu ancião. Antes de iniciar o estudo você vai precisar de um “instrutor-oboísta”. Vamos conhecer a origem do Oboé, fabricantes, dicas de compra, a família do Oboé, conceitos básicos, tabela de digitação, referências na internet e meus contatos. Assim como o Oboé, existem outros instrumentos raros nas orquestras da “CCB”, como o Fagote, Clarinete Alto e Baixo (Clarones), Viola, Trompa, Trombone.. Estude qualquer instrumento com vontade e determinação, lute por seu objetivo, e suas possibilidades de aprendizado e aperfeiçoamento serão ilimitados, principalmente os benefícios que serão os resultados positivos na arte musical e os resultados concretos na parte espiritual. Você está pronto(a)? Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _31 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. O OBOÉ O Oboé é um instrumento musical aerofônico (de sopro) da família das madeiras (nome dado pelo fato destes instrumentos serem confeccionados em madeira), caracterizado pelo uso da palheta dupla. FORMATO E CARACTERÍSTICAS: Possui formato cônico e mede cerca de 62 cm de comprimento. Dividido em 3 partes (registro alto, registro médio/baixo e a campana), o Oboé geralmente é feito das madeiras: granadilha (Dalbergia melanoxylon), a acácia (Acacia melanoxylon) e o jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra), pois a árvore do ébano (Diospyros ebenum) está praticamente extinta na natureza. A PALHETA DUPLA: Uma pequena e delgada tira de uma cana especial é dobrada “em dois” em um pequeno tubo cilíndrico de cobre (tudel), onde é colocado entre os dois lados da tira dobrada, a qual é então passada em volta do tubo e firmemente amarrada a ele. A parte dobrada da tira é cortada e as extremidades são delicadamente raspadas, constituindo então a palheta dupla. O tubo encaixa-se em uma base de cortiça que é firmemente fixada na extremidade superior do Oboé. O Instrumentista toca fazendo o ar passar entre as duas palhetas e provocando sua vibração. TOCAR OBOÉ É DIFÍCIL: Isto é verdade, pois para tocar Oboé é necessário ser detalhista para aplicar os conceitos de toda a técnica. Se você deseja de toco o seu coração louvar a Deus com um Oboé, bastam seguir as orientações deste guia com um instrutor-oboísta, dicas: - Sempre estar atento à postura, sendo crítico consigo mesmo. Precisa ter bom ouvido e boa leitura da partitura musical. - Fazer exercícios diários (tocar 4 escalas de diferentes tonalidades em colcheia, variando o volume, tocar notas longas, etc). - Usar sempre a respiração diafragmática ‘atacando’ as notas com suavidade (sem fazer bochecha, sem levantar ombros, sem manias). Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _41 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. CURIOSIDADES ORIGEM DO NOME: O nome “Oboé” vem do nome francês haut bois, que significa madeira alta, devido ao seu registro agudo. Embora a pronúncia atual de haut bois se assemelhe a “oboá”, até o século XVII à pronúncia era “Oboé”. Como o instrumento já havia se espalhado pelo mundo quando esta mudança ocorreu, o nome permaneceu assim em português e em algumas outras línguas. Pela mesma razão, em algumas línguas o instrumento é chamado de “oboa”. CLASSIFICAÇÃO: Em uma orquestra a definição do Oboé é do Naipe: madeiras. O termo madeiras, refere-se à forma de execução e não ao material de que o instrumento é feito. E estes por sua vez são subdivididos de acordo com a forma de produção de som, tipo: palheta dupla. TIMBRE: Devido ao seu timbre penetrante e ao fato de ser o único instrumento de sopro que não depende de regulagem para afinação, é o Oboé que toca a nota “Lá” antes de um concerto começar, para que todos os outros instrumentistas afinarem. Isto não é necessário na CCB. COMPOSITORES: Os Oboés foram incorporados à orquestra em meados do século XVII, onde desfrutou de grande popularidade entre compositores como Bach, Tomaso Albinoni, Vivaldi e Handel, do período barroco. CHARAMELA ou CARAMILLO - OBOÉ DA IDADE MÉDIA Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _51 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. OBOÉ DO PERÍODO BARROCO A ORIGEM DO OBOÉ UMA “PEQUENA” HISTÓRIA Os instrumentos de palheta dupla são utilizados no mundo inteiro desde os tempos mais remotos. As provas mais antigas levam-nos à civilização Suméria, a primeira a utilizar a escrita, três mil anos a. C. Conhecemos sobretudo o Aulos grego e a Tibia romana, mas encontram-se ainda hoje "Oboés" que evoluíram muito pouco e que nos dão a ideia de como eram os instrumentos primitivos. Apesar de serem diferentes, estes apresentam algumas analogias. Na "nossa" Idade Média, as Bombardas e Charamelas são usadas em diversas ocasiões. Mas foi na Renascença (Séc.XVI), e graças aos primeiros tratados de organologia que ficamos a saber da grande evolução que os instrumentos tiveram. O espírito inventivo da época trouxe melhoramentos consideráveis, por exemplo a distância entre orifícios diminuiu, aparecem as primeiras chaves nos instrumentos graves, o apoio dos lábios fica mais curto permitindo assim um controle sobre a palheta, melhorando a sonoridade a afinação. No fim do Séc. XVI princípio de XVII, dá-se a grande mudança com o aparecimento da ópera em que a voz é solista. Para esta nova forma, são precisos instrumentos que acompanhem, (imitem) o que a voz canta, assim no decorrer deste século e no seguinte, assiste-se à introdução de "novos" instrumentos nas orquestras. As Flautas de bisel são substituídas pela Flauta travessa ou alemã, alguns instrumentos de palheta dupla, pela sua rudeza são postos de lado, mas em contrapartida o fagote ganha terreno. O controle do som já é feito pelos lábios e a sua sonoridade é aceite pelos compositores. Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _61 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. OBOÉ DO PERÍODO CLÁSSICO Só em 17 de Janeiro de 1657, Lully, utiliza o Oboé pela primeira vez no bailado "L'amour Malade", embora não haja uma alusão concreta ao instrumento, há uma indicação inglesa de aproximadamente 1695 que refere: "O presente Oboé com menos de 40 anos, é um aperfeiçoamento do (grande) Oboé francês, muito semelhante às Charamelas", aqui o adjetivo ‘grande’ não é para classificar o tamanho mas a tessitura, seria um Oboé grave. Neste comentário ao subtrair cerca de 40 anos à data, ficamos com mais certezas que o nosso Oboé entrou oficialmente na orquestra de Lully em 1657. Daqui em diante o Oboé só conheceu a glória. No período Barroco e Clássico é utilizado por todos os compositores, tanto na orquestra como em solista, mas tecnicamente evolui pouco e Mozart começa a preferir o Clarinete, pela sua sonoridade doce e emissão fácil. Em 1799 nasce Henri BROD, grande virtuoso e pedagogo, veio sobretudo inovar a construção do Oboé, melhorando a forma interior, modernizando o mecanismo, e a grande inovação: inventou os atuais "pratos" onde encaixam as sapatilhas, possibilitando uma maior precisão em toda a construção. Beethoven escreveu um concerto para Oboé que se perdeu. No Romantismo só há lugar para o Oboé na orquestra. Robert Schumann compôs as "Drei Romanzen op.94" para oferecer a Clara Schumann, sua esposa, como prenda no Natal de 1849, sendo esta a única obra de um compositor representativo do período romântico escrita originalmente para Oboé. Como se disse, na orquestra o Oboé tem um papel de extrema importância, nas sinfonias de Brahms, Mendelssohn, nas óperas de Rossini, Verdi, Wagner, é sobretudo com os dois últimos, que também o Corne-inglês tem um papel de destaque, basta referir alguns solos importantíssimos de óperas: (Verdi) "Baile de Máscaras", "Falstaff", "D. Carlos", (Wagner) "Tristão e Isolda" e em todas as Óperas o C.I. tem sempre algo a "cantar". Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _71 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. OBOÉ MODERNO Ainda na segunda metade do Séc.XIX a 13 de Outubro de 1842, nasce em Palermo (Sicilia) Antonino PASCULLI Oboístacompositor, achando que não havia obras que satisfizessem a sua virtuosidade, resolveu escrevê-las. Temos assim no nosso repertório e a título de exemplo: "Fantasia" Sull' Opera Poliuto di Donizetti, "Gran Concerto" su temi dall' Opera "I Vespri Siciliani" di Verdi, etc., podemos considerar estas obras ainda do período Romântico. Devemos a Felix Mendelssohn o renascer do esquecido J.S.Bach, que é também o renascer da família dos OBOÉS, desde então votada a um imerecido esquecimento, sobretudo o Oboé d'Amor com a sua sonoridade entre o Oboé e o Corne inglês, tem o timbre ideal para acompanhar as vozes que Bach desejava que chegassem à Deus. No virar do Séc. XIX para o Séc. XX assistimos à grande mudança já com Ravel, que no seu concerto para Piano em Sol, compôe no segundo andamento um dos solos mais belos para Corne inglês, seguindo por Stravinsky. No que diz respeito ao aperfeiçoamento do instrumento, este, atingiu a configuração atual em 1906, com o modelo do Conservatório de Paris. Outros países criaram modelos próprios, mas sempre com base no sistema francês. As grandes melhorias dos últimos anos, centram-se na afinação, precisão e durabilidade do mecanismo, homogeneidade do som em todos os registos, facilidade de emissão sobretudo na região grave. Os fabricantes alemães permaneceram mais fiéis à tradição ao passo que os franceses estiveram sempre abertos a algumas melhorias técnicas. Atualmente já é possível encontrar no mercado Oboés feitos de resina plástica (ABS), porém o som não possui as mesmas qualidades dos Oboés feitos em madeira, pois a madeira possui qualidades próprias que determinaram sua sonoridade (densidade, presença de fibras e poros, entre outras). Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _81 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. FAMÍLIA DO OBOÉ Os instrumentos da família do Oboé são (respectivamente na ordem abaixo): Oboé piccolo (Mib e FÁ), Oboé (DÓ), Oboé d’amore (LÁ), Corne inglês (FÁ) e o Oboé baixo (FÁ). Oboé Piccolo ou Musette - Afinado em Fá. Esta é a versão sopranino da família. Oboé - Afinado em Dó. Esta é a versão soprano da família. Oboé d`amore - É muito similar ao Oboé. Afinado em Lá (uma terça menor abaixo do Oboé). Corne inglês - Afinado em Fá (uma quinta menor abaixo do Oboé). Esta é a versão tenor da família. A palheta dupla utilizada no corne inglês é muito semelhante à do Oboé, mas não é inserida diretamente no instrumento e sim em um bocal. Oboé baixo ou barítono - O Oboé baixo alcança uma tessitura muito mais grave em relação ao Oboé. O corpo é maior que do corne inglês. Afinado em Fá. Esta é a versão baixo ou barítono da família. Existem oboés que são identificamos raramente em orquestras na Europa, como os oboés barrocos (todas famílias) e outros raríssimos como o Heckelfone (lê-se: réquelfone) e o Oboé contra-baixo (só existem dois no mundo, ambos estão na Alemanha). Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _91 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. FABRICANTES Aqui está citada a maioria dos fabricantes de oboé. O mercado da produção de instrumentos da família do Oboé se concentra nos países onde se difundiu mais a música erudita, ou seja, nos países onde se encontram os grandes celeiros da música ocidental. Destacam-se as marcas que são referências no mercado: Lorée, Marigaux, Patricola, Fossati, Ludwig Frank, Buffet-Crampon e Rigoutat. As principais empresas fabricantes de Oboé e instrumentos da família são (ordem aleatória): França: Marigaux (www.marigaux.com), Buffet-Crampon (www.buffet-crampon.com), Rigoutat (www.rigoutat.fr), Lorée (www.loree-paris.com), Fossati (www.fossati-paris.com). Itália: Patricola (www.patricola.it), Bulgueroni (www.bulgheroni.it). Estados Unidos: Conn-Selmer (www.selmer.com), Fox & Renard (www.foxproducts.com), Covey (www.oboes.com), A. Laubin. Alemanha: Püchner (www.puchner.com), Oscar Adler & Gebrüder Mönnig (www.moennig-adler.de), Roland Dupin (www.dupin.lu), Joachim Kreul (www.kreul.de), Ludwig Frank (www.frankundmeyer.de). Inglaterra: Howarth (www.howarth.uk.com), Sound Alchemy, Hans Kreul, Carlos Oboé. Austrália: Tom Sparkes (www.tomsparkesoboes.com.au) e Tony Ward. Japão: Yamaha (www.yamaha.co.jp), Musik Josef (www.josef-oboe.com). Leia na próxima página sobre dicas antes de comprar o seu primeiro oboé. Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _101 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. COMO COMPRAR Infelizmente, quando se trata de Oboés, existe muita diferença entre uma "Quase Mercedes" e uma "Mercedes". Os obstáculos mais comuns são sobre a compra de um Oboé de boa sonoridade e preço, do uso da palheta e a manutenção do instrumento. Existem no mercado vários fabricantes, modelos e versões de Oboés para estudantes, profissionais e semi-profissionais, fabricados de madeira, resina ou massa, e variações diversas que são um grande atrativo em relação ao preço para quem está iniciando o estudo. Se começar com uma palheta ruim ou se o instrumento não está funcionando bem, você não conseguirá avançar nos estudos e não vai conseguir obter um som decente (escuro e vibrante como deve ser). Comprar um instrumento de qualidade é um dever! Se você já pegou um Oboé em mãos, vai notar que ele tem cerca de “um milhão” de ajustes e parafusos (estou exagerando, mas não por muito). Em outras palavras, não há muito espaço para erros para a sua compra. A sugestão é que você compre o melhor Oboé que você possa pagar. As vantagens de partir para um “Oboé-Mercedes” no início são várias: 1- Você vai economizar dinheiro em reparos e ajustes em longo prazo! 2- Você também ficará espantado com a diferença de som e resposta da mecânica em um Oboé de qualidade. 3- Mesmo entre as grandes marcas você pode se enganar, e para estar mais seguro, escolha uma marca que fabrique apenas Oboés! Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _111 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. PRIMEIROS CONCEITOS O músico que toca o Oboé é denominado "Oboísta". Um iniciante pode começar diretamente no Oboé. Entretanto, uma experiência prévia em outro instrumento, como de sopro é uma grande vantagem. O estudante que tem já um conhecimento básico de ritmo e divisão pode concentrar-se melhor nas questões específicas do Oboé: que é a embocadura e a digitação. Entre outros objetos que formam a técnica: boa leitura musical, postura, afinação, respiração, controle e sensibilidade na execução da partitura, concentração e atenção na interpretação de nossos hinos que são sacros e merecem atenção e repito: maior sensibilidade. As posições da mão não requerem um grande esforço. A embocadura pode adaptar-se aos lábios pequenos e grandes. Os lábios maiores parecem adaptar-se mais facilmente. É importante que o estudante seja maduro o bastante para segurar o instrumento e manusear a palheta com cuidado. A manipulação cuidadosa é o básico para qualquer estudante progredir continuamente no estudo do Oboé e para alcançar o sucesso! Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _121 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. Montando o Oboé: O Oboé é um instrumento frágil, e deve ser manuseado com cuidado. Sempre-se lembre disto! Se manuseado sem atenção, poderá ser muito suscetível a problemas nas chaves ou nas articulações ou desgastes indesejáveis. Seja cuidadoso: tanto durante a montagem do instrumento, quanto durante o estudo, nunca se deve usar força excessiva. As chaves do instrumento também são sensíveis e leves, não necessitando de esforço físico nas mãos para executar as notas musicais. Sempre use um lubrificante apropriado (sem exagero) nas áreas de junção (registro alto/médio e da campana) toda vez que montar o Oboé. Dicas de Conservação: Com um instrumento sujo, mal lubrificado, rachado e sem manutenção, nunca conseguiremos tocar afinado ou em harmonia com a orquestra e comunhão com Deus, por isto, conserve o seu instrumento, ele é para toda a vida. Ao desmontar o Oboé, primeiramente guarde a palheta. Para separar o Oboé basta inverter os procedimentos de montagem. Sempre limpando a parte de fora antes de guardar com um pano macio seco (seda), e a parte interna com um cotonete de seda (secador). Atenção: nunca deve sujeitar o Oboé de madeira aos extremos de temperatura. Isto é muito importante para reduzir a possibilidade de rachar o corpo, porém deve ser aquecido na temperatura ambiente antes de tocá-lo. Se uma rachadura for descoberta, você deve levar para um “luthier“ competente o mais rápido possível. Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _131 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. A PALHETA DUPLA O músico oboísta realiza a emissão de som no oboé com uma palheta dupla. A palheta dupla é composta por duas "lâminas" de cana, fixas a um tubo de latão (staple) e firmemente amarradas, vibram quando o ar passa entre elas. Estas lâminas de cana vibram "livremente" no interior da boca, controladas pelos lábios, tal como uma câmara de pressão As vibrações obtidas no início produzem um som rouco, ainda longe dos sons melodiosos que precisamos buscar durante o aprendizado do Oboé. A matéria, a solidez, a forma e a raspagem das palhetas, tem grandes variações de país para país, mas o seu uso é comum a todos (a ilustração ao lado exemplifica os modelos de raspagem). ANTES DE USAR Mergulhe a palheta na água até a linha, por 2 minutos antes de usála. Não é necessário deixar por muito tempo, pois a saliva também ajudará neste processo. Quando não estiver em uso a palheta deve permanecer em local seco e protegido. Nunca toque com uma palheta totalmente seca ou parcialmente embebida, por isto pode causar rachaduras ou vazamentos. Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _141 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. A EMBOCADURA Primeiros sons Sabemos naturalmente que o tamanho e formas da cavidade (incluindo a boca, dentição, lábios) de cada pessoa diferem, por isto, até entre oboístas experientes difere um pouco nos seus métodos de tocar. Mesmo assim, existem algumas explicações gerais que podem ser feita sobre o processo de execução das notas no oboé, acompanhe nas três dicas a seguir. 1ª. Dica - Em primeiro lugar, o estudante deve colocar a ponta da língua levemente na ponta da palheta. 2ª. Dica - Em segundo lugar, você deve soprar (imaginando que vai soprar através do instrumento, e não para ele). Nenhum som será produzido, naturalmente, porque a língua ainda está em contato com a palheta, mas é essencial que a ação da respiração diafragmática esteja presente antes da língua ser retirada. 3ª. Dica - O estudante deve puxar a língua par trás e para baixo rapidamente. Esta ação é semelhante ao cuspir uma pequena partícula a partir da ponta da língua. Alguns preferem articular a passagem de ar (golpe de língua) colocando a ponta da língua apenas sob a ponta da palheta. Em passagens rápidas de uma partitura musical, a língua deve estar tão relaxada quanto por possível, e mover-se só o necessário. Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _151 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. DIGITAÇÃO DO OBOÉ Siga este tópico junto com um “instrutor-oboísta” da CCB. É impossível aprender a técnica do oboé com um instrutor não-oboísta. Pronto, chegamos no ponto mais desejado. Tocar o Oboé. Após seguir todos os passos anteriores vamos o que realmente interessa. Aqui está definida a forma mais prática para aprender a digitação do Oboé (ilustração ao lado), e iniciar a praticar as primeiras lições do método de aprendizado do instrumento. Tessitura O Oboé possui a faixa de 3 ½ oitavas e muitas formas diferentes de alternar a digitação, um oboísta com técnica avançada consegue alcançar mais oitavas e efeitos (multifônicos, microtons, etc). Estude e pratique muito! Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _161 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. TABELA BÁSICA DE DIGITAÇÃO Fonte: Selmer - http://education.conn-selmer.com Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. DO OBOÉ _171 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. REFERÊNCIAS NA INTERNET Cito abaixo alguns sites úteis e comunidades interessantes, com informações relevantes e de bom proveito para iniciantes. Acesse o Blog na Internet: http://aprendaoboe.blogspot.com Yahoo Grupos (É necessário criar um usuário/e-mail) http://br.groups.yahoo.com/group/oboebrasil/ (em português) http://launch.groups.yahoo.com/group/TheOboePlayersClub (em inglês) Orkut (Sugestões de comunidades) Oboé Brasil (cmm=2111850) e Partituras (cmm=59777). Faça downloads de "Meus documentos" Publiquei meus documentos em um site para compartilhar arquivos, o SCRIPD. Permitindo download ou impressão, acesse o link: http://www.scribd.com/people/view/1157584-oboe - Sou o usuário: Marcos Oboísta - Aprenda Oboé Venda de Palhetas e suprimentos (Minhas referências pessoais. São confiáveis e de qualidade com bom preço) Compra de Palheta-dupla: Contato com Irmão Simeão - Telefones: (11) 8230-6568 - 6107-2883 - Email: simmis23@gmail.com Suprimentos diversos: Contato com Martin - Consulte o site: http://www.oboefagote.com – Telefones: (11) 3088-0851 / 9396-9258 Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _181 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. POSSO AJUDAR? Como candidato a estudar oboé encontrei muitas dificuldades, mas Deus estava bem perto. Não importante se você mora longe ou perto de um grande centro, se tem ou não tem dinheiro para comprar oboé, se não sabe quem vai te auxiliar e se tem dúvidas do progresso de aprendizado do oboé: Deus está perto de você. Isto não é um testemunho, mas lembre-se: Deus olha o desejo do nosso coração. Seja você um irmão ou irmã: esforce-se e tenha bom ânimo. Sobre o estudo: Ore a Deus para Ele preparar um “instrutor-oboísta”, amoroso e preparado para saber falar “sim” e “não” na hora certa. Errata? Colabora: Caso encontre alguma informação incorreta ou sem precisão, entre em contato. Esclarecimentos: Este material é de autoria pessoal, e não possui nenhum vínculo com a entidade ou pessoas da Congregação Cristã. Sr(a)s oboístas: Toda e qualquer sugestão para a melhoria deste material será bem-vinda para o aprimoramento, a favor da Glória de Deus. Precisa de ajuda? Contate-me. Estou disposto e de coração aberto para lhe ajudar na sua tomada de decisão e estudo. Para indicar ‘caminhos’, sugerir ‘pessoas’ (instrutores, lojas, outras referências), ou outras dicas, enviar mais materiais ou arquivos via e-mail, para o proveito do seu aprendizado no Oboé. Meus dados de contato estão a seguir. Acesse meu blog na internet: http://aprendaoboe.blogspot.com E-mail: envie mensagens para: marcos_oboista@yahoo.com.br Referências CCB: Sou músico oficializado desde 2004, congrego em São Paulo/SP – Setor Carrão (Encarregado Regional: Pedro Rosa). Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida. _191 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBOÉ. VENDA PROIBIDA. “Louvai ao Senhor Cantai ao Senhor um cântico novo, E o Seu louvor na congregação dos santos.” Salmos 149, 1 Este documento tem o simples objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre o oboé, eliminar dúvidas, elucidar as pessoas e assim motivá-lo ao início do aprendizado deste instrumento a qualquer pessoa, sem restrições ou quaisquer discriminações. Ao estudar qualquer instrumento, faça com vontade e determinação, lutando para aperfeiçoar o seu aprendizado na música, pois assim teremos a possibilidade de nos aperfeiçoar como pessoas e exaltar o nosso DEUS com toda a nossa alma e o nosso coração. Deus abençoe a sua escolha. Marcos Oliveira. ESTE MATERIAL NÃO PODE SER VENDIDO. FOTO CÓPIAS SÃO PERMITIDAS. IMPRIMA ESTE MATERIAL. COMPARTILHE COM SABEDORIA. DEUS ABENÇOE. Autor: Marcos Oliveira – Todos os direitos estão em processo de registro na Biblioteca Nacional. A venda deste material é proibida. Impressão é permitida.



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